sobre-600x728

Por que Aprendizagem Criativa
em Casa?

A Aprendizagem Criativa em Casa cria oportunidades para que crianças, jovens, pais e outros familiares criem, aprendam, convivam e se divirtam com materiais, ferramentas e espaços que já fazem parte de seu dia-a-dia fora da escola e do trabalho.

A Aprendizagem Criativa...

é uma abordagem pedagógica que visa uma educação mais criativa, mão na massa, relevante e lúdica para todos. É centrada nos 4 Ps: projetos, paixão, pares e pensar brincando. A Aprendizagem Criativa acredita que aprendemos melhor quando temos oportunidade de construir algo que seja significativo para nós, seja um carrinho, um poema, ou um programa de computador. O processo se enriquece ainda mais quando somos incentivados a trocar ideias com outras pessoas e a explorar os materiais e conceitos do projeto de forma livre e descontraída.

O processo da Aprendizagem Criativa não acontece de forma sequencial, mas segue uma espiral onde imaginamos o que gostaríamos de criar, construímos algo, brincamos com materiais e ideias neste processo, compartilhamos nossas criações e refletimos sobre como e o que aprendemos, voltando a imaginar novamente.

Esta abordagem pedagógica é importante, pois a medida em que passamos pela espiral da Aprendizagem Criativa, nos aprofundamos em temáticas interessantes, exercitamos nossa capacidade de desenhar e implementar ideias significativas para nós e nossas comunidades.

A Importância do Brincar

Como podemos apoiar as crianças em seu desenvolvimento como pensadoras criativas?

Oferecendo oportunidades para que explorem o espaço, tal como fazem em parquinhos e pracinhas, trazendo a abertura para que experimentem, explorem, colaborem e expressem suas ideias.  Já reparou como as crianças no parque ou na praça criam, inventam suas próprias brincadeiras?

Podemos cultivar o espaço amplo do parquinho até mesmo dentro de casa, oferecendo para as crianças oportunidades que estimulem a sua criatividade –  a aprendizagem pelo brincar. Assim, elas podem constantemente experimentar, testar novas ideias e, a partir dos seus próprios erros e acertos, fazer ajustes constantes ao longo do processo. Perseguir sonhos, aproveitar o inesperado, ver a falha como oportunidade para criar algo novo, compartilhar recursos e aprender com os outros, são habilidades importantes para que tenhamos sucesso e possamos contribuir para um mundo cada vez melhor para todos.

Curso

online e gratuito 
Aprendendo Aprendizagem Criativa 
MIT

Site

Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa

 

Cartilha

Aprendizagem pelo Brincar
Fundação LEGO

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - RBAC

Somos uma rede de educadores, pesquisadores, estudantes, pais, artistas, empreendedores, gestores escolares e tomadores de decisão engajados em tornar a educação mais criativa, mão na massa e significativa para crianças e jovens de todo o Brasil.

Além da criação de campanhas como Aprendizagem Criativa em Casa, organizamos festivais, conferências, oficinas, fellowships, e grupos de trabalho, provendo um ambiente favorável para a experimentação da aprendizagem criativa de forma culturalmente relevante e sustentável em todas as regiões do país.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é apoiada pelo MIT Media Lab, Fundação Lemann e, para o Programa Aprendizagem Criativa em Casa, também conta com o apoio da Fundação LEGO.

Visite o nosso fórum para saber mais!

Apoio:

 

      

 

Apoio Programa Aprendizagem Criativa em Casa:

 

 

Compartilhe!

Conecte-se e brinque – mesmo a distância!
Compartilhe suas criações nas redes sociais com seus amigos, amigas, parentes e com a gente também!

Use as hashtags #BrincarConecta
e #AprendizagemCriativaEmCasa

Gostou do site? Ajude a divulgar!
Envie o link deste site para sua rede de familiares e amigos!