Já pensou em viajar no tempo?
Quais são os efeitos do tempo na nossa história?
Crie uma cápsula do tempo e guarde-a para o futuro

Vamos pensar sobre o futuro e refletir sobre os efeitos do tempo em nossas vidas. Nesta brincadeira você vai criar uma cápsula, colocar algo super especial dentro dela, e guardá-la em um local bem seguro para que seja aberta somente no futuro.

Materiais

Veja algumas sugestões:

Procure itens significativos para você, como: 

  • Uma foto que você ama
  • Um brinquedo que você costumava usar muito mas não brinca mais
  • Caixa ou outro recipiente para ser utilizado como cápsula

Ou então utilize:

  • Papel
  • Caneta
  • Recortes de jornal

Passos para a implementação

Veja um exemplo de como experimentar a atividade

1. Imagine!

Já pensou em viajar no tempo? Quando você pensa no futuro, que lembranças gostaria de levar com você? O que é importante hoje e que você quer lembrar ou ainda viver no amanhã?

 

 

 

2. Crie!

Escolha os itens que entrarão na cápsula do tempo. Pode ser uma foto, uma carta para ser lida no futuro, uma lista de coisas que você curte, um desenho do contorno da sua mão, recortes do jornal de hoje… Inclua qualquer item que você considere importante mas que não irá fazer falta neste momento.

Crie a cápsula utilizando materiais que você tem em casa, como uma caixa de papelão, um copinho plástico ou qualquer outro material que você possa imaginar!

Envie para o seu Eu do futuro, colocando os itens em um recipiente (que você mesmo pode criar ou pegar um pote plástico ou caixa de papelão em casa) e identifique-o como “Cápsula do Tempo de…” e escreva seu nome, e a data de quando ela foi criada. Se quiser, defina quanto tempo a cápsula ficará fechada até que seu conteúdo seja revelado. Procure um lugar legal para esconder a cápsula. Pode ser o fundo de um armário ou qualquer lugar que possa ficar esquecido.

3. Compartilhe!

Compartilhe com a sua família e amigos, enviando uma foto de você com a sua cápsula, antes de guardar, ou então mostrando para eles e comentando que tipo de objeto você gostaria de ter acesso no futuro. Aproveite e faça perguntas sobre o que eles guardariam em uma cápsula do tempo e o porquê.

Dica

Convide mais gente para criar cápsulas do tempo com você! O pessoal de casa, os amigos com quem você anda falando nas redes sociais. Todo mundo pode ter uma surpresa agradável no futuro!

Fotos inspiradoras!

Agradecimento

Esta atividade é de autoria do projeto Parque de Farrapos. Publicamos uma versão especial para o site Aprendizagem Criativa em Casa, a partir da original:
Cápsula do Tempo 

Compartilhe!

Conecte-se e brinque – mesmo a distância!
Compartilhe suas criações nas redes sociais com seus amigos, amigas, parentes e com a gente também!

Use as hashtags #BrincarConecta
e #AprendizagemCriativaEmCasa

Gostou do site? Ajude a divulgar!
Envie o link deste site para sua rede de familiares e amigos!